Como remover malware Superfish de computadores Lenovo

Portugal

[ad_1]

Um dos maiores fabricantes de computadores do mundo tem sofrido fortes críticas de usuários e especialistas em segurança por enviar computadores com o programa Adware pré-instalado. Foi alegado que o programa Superfish Adware em computadores Lenovo potencialmente deixou os usuários vulneráveis ​​a ataques de hackers e sua privacidade em risco.

Remover Superfish Malware

O que é Superfish

De acordo com a Lenovo, o programa de software Superfish foi pré-instalado em seus computadores para ajudar os usuários a encontrar produtos por meio da análise visual de imagens na web e encontrar os produtos mais baratos online.

No entanto, isso não foi bem com os usuários que inicialmente começaram a reclamar sobre anúncios pop-up intrusivos que apareciam em seus navegadores. Mais tarde, os especialistas em computador começaram a alertar os usuários da Lenovo que o programa Superfish Adware em seus computadores poderia comprometer sua segurança e privacidade.

Verificou-se que o programa Adware estava substituindo certificados de criptografia emitidos por outros sites por sua própria chave de segurança, a fim de exibir anúncios em páginas criptografadas. Esse desvio de protocolos de segurança poderia permitir que qualquer pessoa com intenção criminosa interceptasse informações criptografadas, como dados bancários e senhas de usuários.

Especialistas em segurança expressaram preocupação sobre o quão mal o programa Superfish Adware é codificado e como ele poderia ser facilmente sequestrado e usado para gerar certificados de segurança para sites criminosos, fazendo-os parecer legítimos para usuários desavisados.

Como testar seu computador para o Superfish

Seu computador Lenovo pode estar em risco, especialmente se você comprou um entre setembro de 2014 e janeiro de 2015.

Você pode verificar se há Malware Superfish em seu computador neste site criado pelo consultor de segurança italiano Filippo Valsorda. O site exibirá a seguinte mensagem se o seu computador não tiver o programa Superfish Adware.

Teste de Superfish

Como Remover Superfish

Siga estes passos para remover Superfish do seu navegador Windows.

  1. Vá para o Painel de Controle
  2. Clique em Programas
  3. Clique em Desinstalar um programa e procure VisualDiscovery.
  4. Desinstale o VisualDiscovery!

A remoção do programa VisualDiscovery não resolve completamente o problema. Você ainda tem o certificado raiz não autorizado que seu computador infectado pelo Superfish gerou automaticamente e instalou no armazenamento de certificados do Windows. Esta é basicamente uma área restrita que o software Windows reserva para certificados confiáveis ​​de grandes empresas como a Microsoft e a VeriSign.

Você pode usar as etapas a seguir para remover o certificado raiz não autorizado de seu computador Lenovo.

  1. Pressione a tecla Windows + R no teclado (isso abrirá a ferramenta Executar)
  2. Procure certmgr.msc para abrir o gerenciador de certificados do seu PC
  3. Em seguida, clique em “Autoridades de certificação raiz confiáveis” para exibir uma lista de todos os certificados raiz confiáveis ​​em seu computador.
  4. Procure a entrada Superfish, clique com o botão direito e selecione “Excluir”.

De acordo com Lenov0, ela parou de adicionar o programa Superfish Adware em seus novos computadores e a empresa emitiu um pedido de desculpas a seus usuários.

Pedimos desculpas por causar essas preocupações entre nossos usuários – estamos aprendendo com essa experiência e a usaremos para melhorar o que fazemos e como faremos no futuro.

A Lenovo acaba de lançar uma ferramenta para remover o malware Superfish de seus computadores afetados. Este site oferece ferramentas e instruções para remover o malware Superfish dos navegadores Internet Explorer, Chrome, Opera, Safari e Mozilla Firefox.

[ad_2]

Source https://www.techbout.com/remove-superfish-lenovo-596/